Saltar para o conteúdo

Aplicações para comunicação aumentativa

blogueA Comunicação Aumentativa é utilizada por pessoas com problemas de linguagem como forma alternativa de interacção com os outros. Algumas das ferramentas que se utilizam são as tabelas de comunicação, os digitalizadores de fala ou os computadores.
Também neste campo, a vulgarização dos tablets criou um novo mundo de possibilidades. Pela sua versatilidade, autonomia e preço ultrapassaram muitas das limitações de equipamentos anteriores. Num estudo português recente (ver Monitoring Written Communication Contribute to More Effective Decisions on AAC Devices during Rapid and Progressive Conditions of ALS no livro Assistive Technology: From Research to Practice: AAATE 2013) foram usados tablets para comunicação aumentativa de doentes com Esclerose Lateral Amiotrófica. A leitura deste artigo faz-nos perceber aspectos só possíveis com utilização desta tecnologia.

Não é, por isso, de estranhar que os fabricantes tenham começado cedo a produzir soluções para as várias plataformas. No caso do iPad, destacamos hoje duas apps.

A primeira provém do fabricante Sensory Software, conhecido em Portugal pelo programa The Grid. O Grid Player traz algumas tabelas de comunicação mas podem ser criadas novas tabelas no computador, usando o The Grid 2 (adquirido em separado).
A segunda app, GoTalk NOW FREE, é disponibilizada pela Attainment Company, empresa de tecnologias de apoio, que produz o digitalizador de fala GoTalk. Esta é a versão gratuita da app GoTalk NOW.

2 comentários em “Aplicações para comunicação aumentativa

  1. Pingback: Aprendizagens da ISAAC 2014 | Blogue do CANTIC

  2. Pingback: Comunicação Aumentativa com o Plaphoons – CANTIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *