Saltar para o conteúdo

JClic para a falta de tempo

Ao longo do primeiro período, foram vários os alunos que manifestaram necessidades de utilização do JClic. Por isso, no dia 19 de Dezembro organizámos uma manhã de formação inicial em JClic para professores e alguns pais. Explorámos ecrãs de informação, puzzles, jogos de memória, associações simples e complexas, edição de imagens, de mensagens, de sons.. Foi mesmo uma manhã produtiva! Algumas destas actividades já foram apresentadas aqui no blogue e pode aceder aos tutoriais pesquisando por JClic.

O JClic é uma ferramenta importante para ajudar a resolver a crónica falta de tempo dos professores. A aprendizagem do programa é muito curta e, quando sistematizadas algumas tarefas, a criação de actividades é muito rápida. A adaptação para novos alunos ou outras realidades de projectos criados anteriormente é também uma forma de ganhar tempo.

Considerando a enorme biblioteca de projectos existentes, nomeadamente no site do Jclic, a tradução e adaptação de actividades torna ainda mais fácil a utilização do programa. Para isso, basta visitar a página de pesquisa das actividades e descarregar a que pretende traduzir ou adaptar. Algumas actividades, mesmo sendo criadas por professores de outros países, exigem poucas ou nenhumas alterações. De qualquer modo, é importante verificar nos separadores Painel e Mensagens (dentro do separador Actividades) se existe necessidade de traduzir, adaptar ou mesmo actualizar as imagens, textos e sons do projecto original descarregado.

O vídeo que disponibilizamos mostra os passos para tradução de um projecto de matemática, disponível originalmente em espanhol e catalão.

Para além das propostas do vídeo, também pode ser alterado o conteúdo do separador Projecto e o ecrã inicial para facilitar a pesquisa e a utilização por parte de futuros utilizadores. Não o fizemos. Fica para outra altura que o vídeo já ia longo. O ano também e é por isso que desejamos novamente um ano de 2015 pleno de bons projectos.

1 thought on “JClic para a falta de tempo

  1. Pingback: A voz da escola | Blogue do CANTIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *