Saltar para o conteúdo

Soluções para uma Aprendizagem Inclusiva

ANDITEC

O CANTIC, em parceria com a ANDITEC, promove um workshop sobre soluções adaptadas para uma aprendizagem inclusiva que se realiza já amanhã, dia 11 de Fevereiro, na Escola Básica 2,3 José Cardoso Pires, na Amadora, entre as 16:30 e as 18:30.

Durante duas horas, falar-se-á da importância das tecnologias de apoio como factor de equidade no trabalho pedagógico com crianças com diferentes problemáticas e necessidades. Serão também apresentados os equipamentos para estimulação multissensorial, comunicação aumentativa, acesso ao computador, mobilidade e posicionamento comercializados pela ANDITEC, ao mesmo tempo que se reflectirá sobre estratégias de avaliação e intervenção.

Veja o folheto de divulgação para mais informações.

Oportunamente, incluiremos fotos e um pequeno relato do workshop.

O workshop, dinamizado pela Engª Miriam Azevedo, contou com a presença de quase sessenta professores.
Durante a primeira parte da apresentação, foram referidos estudos e textos teóricos sobre diferentes problemáticas que podem afectar os alunos com necessidades educativas especiais e dos obstáculos que representam para a inclusão na escola. Depois, seguiu-se a contextualização e demonstração de equipamentos, com base no papel que as tecnologias de apoio têm nas diferentes etapas do percurso educativo dos alunos.
Um dos aspectos mais focados foi a importância crucial da comunicação e a diversidade de soluções disponíveis para minimizar os impactos dos problemas de comunicação.
As tecnologias de controlo pelo olhar e o software de avaliação para alunos que possam beneficiar dessas tecnologias, um rato giroscópico sem fios, com um alcance de 10 metros, o controlo do ambiente a partir do programa GRID, soluções para mobilidade ou para apoio nas actividades da vida diária e vídeos com pessoas a utilizar as tecnologias tornaram o workshop uma experiência de aprendizagem que se estendeu bem para além das duas horas previstas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

1 thought on “Soluções para uma Aprendizagem Inclusiva

  1. Pingback: A voz da escola | Blogue do CANTIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *