Saltar para o conteúdo

Formação SIS-Crianças

Realiza-se no próximo dia 23 de Fevereiro a formação O perfil de necessidades de apoio das crianças com incapacidade intelectual: Validação da versão Portuguesa da SIS-Crianças da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities, ministrada pelas Professoras Doutoras Manuela Sanches Ferreira e Mónica Silveira Maia da Escola Superior de Educação do Porto.
A formação decorre entre as 10:00h e as 17:00h na Escola Básica José Cardoso Pires. Pedimos que compareça no local às 9:45h, de modo a que possamos dar início à formação às 10:00.

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto em parceria com a Faculdade de Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto estão a elaborar uma investigação sobre o perfil de necessidades de apoio das crianças com incapacidade intelectual. Esta investigação decorre da colaboração com a American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD) no sentido de desenvolver a versão portuguesa da Supports Intensity Scale ou Escala de Intensidade de Apoios – SIS, para crianças. A SIS-crianças difere das avaliações tradicionais, uma vez que o seu foco não é avaliar as competências, tarefas ou atividades que a criança consegue executar, mas sim, avaliar a frequência, a duração e o tipo de apoios que a criança necessita para participar em pleno nas atividades do quotidiano.

A formação insere-se no âmbito deste projecto de investigação e tem como objectivo capacitar os profissionais a serem eles próprios a aplicar a Escala de Intensidade de Apoios e, a partir dos resultados obtidos, desenvolverem planos de intervenção adequados às necessidades de apoio de cada criança/jovem.

Após a formação será pedido a cada participante que aplique a SIS-C aos alunos com incapacidade intelectual do seu Agrupamento, contribuindo para a base de dados que a equipa de investigação está a desenvolver.

Para mais informações, descarregue o programa da formação SIS-Crianças.

Também pode descarregar os diapositivos da formação SIS-Crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *