Saltar para o conteúdo

Chispas de luz

Ecrã inicial das actvidades do Plaphoons Chispas de LuzSe já se habituou a usar o Plaphoons, sabe que o programa foi especialmente criado para comunicação aumentativa mas pode também ser usado para actividades pedagógicas, como temos vindo a mostrar. As nossas propostas têm incidido na exploração de temas como o Carnaval, as roupas de inverno ou as férias de verão. A construção é linear - o primeiro ecrã introduz a actividade. Clicar envia para o segundo ecrã. A partir daqui, quando o aluno escolhe a resposta correcta, o Plaphoons abre o ecrã seguinte e assim sucessivamente até ao ecrã de conclusão.

O conjunto de actividades que hoje propomos, muito poeticamente chamado Chispas de Luz, é a tradução de actividades existentes no site do autor, Jordí Lagares, e apresenta um menu inicial a partir do qual o aluno pode explorar cores, quantidades, frutos, vogais, números e transportes. Cada actividade progride para níveis de complexidade mais elevados.

Utiliza voz de síntese e, mais uma vez, pode usar-se a possibilidade de, ao abrir um ecrã, ouvir uma mensagem inicial (escolher Ao abrir uma tabela, ler o conteúdo da primeira célula, no menu Opções)a que o aluno deve responder seleccionando a opção correcta. Caso queira ouvir novamente a mensagem inicial, pode premir o ícone do altifalante, no canto inferior direito do ecrã.

Descarregue o ficheiro comprimido Chispas de Luz, descomprima-o e, depois de lançar o programa Plaphoons, inicie as actividades a partir do ficheiro index.pla. Acrescente novos ecrãs para tornar o conjunto de actividades mais rico ou separe as actividades por níveis de complexidade. Partilhe os resultados com os seus colegas ou envie-nos para colocarmos aqui.

1 thought on “Chispas de luz

  1. Pingback: Dois repositórios do Projecto Fressa – Blogue do CANTIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *