Saltar para o conteúdo

2º Seminário TAI – Mobilidade/visão

Computador portátil com programa do Ciclo de Seminários TAI

Apesar da chuva extemporânea que queria fazer perigar o arranque do Ciclo de Seminários Tecnologias de Apoio para a Inclusão, o auditório da Escola D. Dinis encheu e foi muito bom ver a expectativa e interesse de tantos profissionais da educação reunidos à volta do imprescindível tema da Comunicação. Pode ver algumas fotos do 1º Seminário na Página de Facebook do Ciclo de Seminários.

Amanhã, sob o tema Espectro da mobilidade/visão, o 2º Seminário deste Ciclo contará com a presença de Alexandrina Dias como moderadora e dos oradores Ana Sofia Antunes, Aquilino Rodrigues, Jorge Fernandes e Rogério Cação.

Recentemente, experimentámos um impressionante exemplo da importância da escola para a divulgação da causa da acessibilidade. Vários alunos de escolas diferentes, tanto da área de Lisboa como da área do Porto, apresentaram-nos propostas de mobilidade para pessoas cegas, nomeadamente diferentes soluções de bengalas, com sensores e várias formas de transmitir informação ao utilizador sobre a aproximação de obstáculos, e um protótipo de relógio inteligente com funções idênticas e mais um conjunto de características para monitorização de pessoas idosas. O interesse alargado da comunidade escolar perante esta problemática é mais uma prova da pertinência e necessidade de discutir-se este tema. Acreditamos que este 2º Seminário será motivo de muitas reflexões a partir das quais poderemos mais facilmente apoiar os alunos cegos e com baixa visão. Até amanhã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *