Saltar para o conteúdo

Conheces alguém assim?

Bolo com capa do livro "Conheces Alguém Assim"Decorreu ontem, dia 18 de Maio, pelas 10:30 horas, na Biblioteca da Escola Básica 2,3 José Cardoso Pires, o lançamento do livro Conheces Alguém Assim?, escrito por Margarida Fonseca Santos e ilustrado por Raquel Pinheiro. O livro fala da violência entre crianças e do papel do diálogo e da amizade como ingredientes-chave para a resolução de problemas. Editado pela CERCICA, faz parte do projecto 4 Leituras, uma série pioneira que faz acompanhar cada livro de um DVD que contém a versão narrada, a versão em Símbolos Pictográficos para Comunicação e a versão em Língua Gestual Portuguesa, para além de conteúdos lúdicos de natureza educativa destinados a ampliar os conhecimentos das crianças sobre as temáticas abordadas em cada uma das histórias. É possível ainda solicitar sem custos adicionais as versões em formato Braille e Daisy.

A sessão contou com a presença de diversas individualidades, nomeadamente, o Secretário de Estado da Educação Dr. Fernando Reis, a Secretária de Estado para os Assuntos Parlamentares e a Igualdade, Dra. Teresa Morais,  o Comissário do Plano Nacional de Leitura (PNL), Dr. Fernando Pinto do Amaral, e do Subdiretor-Geral da DGE, Dr. Pedro Cunha. Durante o evento houve oportunidade para falar sobre o problema da violência entre crianças, de alguns comportamentos que ajudam a prevenir e minimizar a sua ocorrência e da atenção que o tema tem merecido nos últimos anos.

A Dra. Cristina Madaleno, Directora do Agrupamento José Cardoso Pires, falou da importância dos parceiros da escola e dos projectos que o Agrupamento tem implementado para fomentar uma cultura de cooperação e entreajuda, seguida do Dr. Fernando Reis. Depois a autora e a ilustradora apresentaram o livro de uma forma muito divertida e, no final, o jornal Voz da Escola colocou-lhes várias questões e os alunos da Unidade de Apoio à Multideficiência ofereceram um presente a Margarida Fonseca Santos e Raquel Pinheiro.
O Clube de Rádio iniciou depois a sua emissão para falar sobre o lançamento do livro, entrevistar dois alunos participantes no projecto Amigos Solidários e apresentar uma turma do 5º ano, que fez a leitura expressiva do texto.

O Comissário do PNL e a Secretária de Estado para a Igualdade encerraram a apresentação do livro, tendo-se seguido um lanche com um bolo decorado com a capa do livro e uma sessão de autógrafos muito concorrida.

Este slideshow necessita de JavaScript.

1 thought on “Conheces alguém assim?

  1. Pingback: A voz da escola | Blogue do CANTIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *