Saltar para o conteúdo

Sobre o Sebran

Menu inicial do SebranUm dos programas que recomendamos com regularidade é o Sebran. As doze actividades disponíveis a partir do menu principal são variadas e permitem trabalhar a leitura, a escrita, a matemática, a memorização, etc. Entre os problemas do programa, destacam-se, infelizmente, as questões da acessibilidade - algumas actividades só podem ser usadas com rato - e, sendo um programa fechado, não é possível mudar as imagens, palavras e objectos usados, nem sempre adequados aos alunos.

As actividades Quantos?, Somar, Subtrair, Primeira letra, Forca, Chuva ABC, Chuva de letras, e Chuva 1+2, no entanto, são acessíveis com o teclado e sugerimos que sejam usadas também para treino do teclado. Além disso, e apesar de a autora não aceitar contribuições para adicionar novos idiomas, ficando limitados à tradução em português do Brasil, na actividade Forca, em que se vão escolhendo letras com o rato ou com o teclado até descobrir uma palavra ou perder por excesso de tentativas, é possível criar um ficheiro com um conjunto de palavras para ser lido em substituição das palavras originais.

  1. Abra o Bloco de notas
  2. Coloque no ficheiro as palavras - uma por linha e até um máximo de 200 - que pretende usar. Pode descarregar o ficheiro que criámos para uso com o método das 28 palavras.
  3. Grave o ficheiro com o nome hangman.txt.
  4. Coloque o ficheiro criado na pasta do programa Sebran (normalmente em C:\Programas\Sebran)
  5. Abra o programa e escolha a actividade Forca para confirmar que as palavras são as do ficheiro que criou.

Se surgir alguma dificuldade, contacte-nos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *