Saltar para o conteúdo

Nuno Vicente fala no HDE

DSC_2162Em 1999, o CANTIC montou dois sistemas de videoconferência no Hospital Dona Estefânia, de modo a permitir a um aluno hospitalizado participar nas aulas da Escola n.º 94. Apesar da escola não estar afastada da enfermaria mais do que alguns metros, mesmo assim o aluno não podia deslocar-se lá.
Com 8 anos, o Nuno Vicente tornou-se o primeiro aluno a ser apoiado pelo CANTIC em ambiente hospitalar no âmbito do projecto TeleAula.
O custo dos sistemas foi suportado por um protocolo assinado pelo Ministério da Educação, pelo Ministério da Saúde e pela Portugal Telecom.
Para as comemorações do 138º aniversário, o Hospital Dona Estefânia convidou o Nuno vicente para falar sobre o percurso que, com apenas quatro anos, iniciou no Hospital até à actualidade.
A Dra. Eulália Ribeiro apresentou o livro Sou Feliz à Minha Maneira, ajudando a uma leitura global desta história de vida. Destacou a referência aos adultos importantes para a vida do Nuno, as actividades de hospital durante um internamento de vários anos, o papel da família e a importância da tecnologia. Terminou a sua apresentação com a leitura do poema Consciência.
Agora que está no terceiro ano de Ciência Política, no ISCTE, o Nuno falou da vida no Hospital, das dificuldades, de algumas das histórias que lá viveu e dos sonhos, de escrita e não só, que lhe guiam as decisões. No final, toda a sala se levantou para aplaudir a coragem deste jovem que não deixou que a doença o marcasse para sempre e que decidiu ser feliz à sua maneira.
Parabéns, Nuno Vicente!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *