Saltar para o conteúdo

Palavra de gato

Ilustração do Gato de Cheshire por John Tenniel

O livro Alice no País das Maravilhas (Alice's Adventures in Wonderland) foi publicado pela primeira vez em Dezembro de 1865. Por ocasião do 150º aniversário, multiplicam-se as exposições e iniciativas sobre a famosa obra de Lewis Carroll. Alice cai numa toca de coelho e vê-se num mundo fantástico, cheio de personagens fantásticos, de perigos e acontecimentos bizarros. Apesar de ser considerada um marco na literatura para crianças contém, como todas as obras-primas, diferentes níveis de leitura.

Uma das passagens mais reproduzidas de Alice, digna das tiradas de Groucho Marx, é extraída do sexto capítulo. Alice sai da casa da Duquesa, encontra o gato de Cheshire empoleirado numa árvore e pergunta-lhe:

- Podes dizer-me, por favor, para que lado devo ir a partir daqui?
- Isso depende muito de para onde queres ir - disse o Gato.
- Para mim tanto faz para onde...-respondeu Alice.
- Então, não importa o caminho que tomes - disse o Gato.
- ...desde que chegue a algum lado...- acrescentou Alice como explicação.
- Ah, certamente chegarás lá, disse o Gato, desde que caminhes o suficiente...

No dia 21 de Setembro começa mais um ano lectivo. Apesar de cada ano ser diferente, há ingredientes que nunca podem faltar para podermos responder aos desafios únicos que se nos colocam. Um deles é a planificação. Se não soubermos para onde queremos ir, quais os objectivos que nos norteiam, o que queremos para os nosso alunos e o que queremos ajudá-los a conseguir, qualquer caminho serve. Mas será um caminho muito mais longo e, contrariamente ao que diz o gato risonho, talvez não tenhamos tempo para chegar.

Um bom ano, bons objectivos e... boas leituras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *