Saltar para o conteúdo

Como se faz uma árvore

Árvore de madeira e ráfia com luzes de Natal Há minutos, uma profissional da área da saúde dizia na rádio que um médico não trata os pulmões ou o rim ou o fígado. Trata pessoas.

Da mesma forma, na escola, é a visão holística do aluno que prevalece. Nesse sentido, para concretizar essa visão, seria fundamental ver mais exemplos de práticas pedagógicas sustentadas na interdisciplinaridade, com cada professor a contribuir com os seus conhecimentos e capacidades para a construção de actividades mais próximas da realidade presente e futura dos alunos.

Na semana passada falámos de uma iniciativa no Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires que juntou a Educação Especial e a Educação Física na realização da Semana do Desporto Adaptado. Tendo como pretexto a comemoração do dia 3 de Dezembro, os alunos puderam experimentar várias modalidades normalmente reservadas a pessoas com deficiência. Os resultados imediatos desta experiência foram, no dizer dos participantes, mais do que espectaculares e com ganhos inesperados, tendo inclusive ajudado a problemas a nível sensorial.

Esta semana, queremos deixar registada mais uma parceria do grupo de Educação Especial, desta vez com o Clube Artes e Pregos. Alguns alunos em colaboração com os professores planearam e construíram uma lindíssima Árvore de Natal luminosa em madeira e ráfia, a desejar boas-festas a toda a escola.

Enquanto especialista na sua matéria específica, a fragmentação artificial que cada professor é chamado a fazer não deve impedir que aceite os desafios e reconheça a bondade de um conhecimento aberto e permeável, mais consentâneo com as necessidades do mundo profissional e, quiçá, mais motivador e próximo da vida dos alunos. Somos professores. De Ciências? De Educação Física? De Matemática? De Português? Somos professores. De alunos. De pessoas. É esse o gigantesco desafio. Cremos que é mais fácil enfrentá-lo juntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *