Saltar para o conteúdo

O camaleão baralhado

Revigorados pelas tradicionais doze passas carregadas de açúcar e de desejos por cumprir, o Ano Novo que começa parece-nos a altura ideal para listar resoluções e vontades que desaguarão por alturas do Natal, mais ou menos realizadas. E se gastássemos uma dúzia inteirinha de passas a desejar que se cumprisse a nossa individualidade e soubéssemos ser dádiva do que em nós é único, pleno e irrepetível?

No final do ano, o blogue das escolas de hospital lembrou-nos isso mesmo através de uma história lida e manipulada pelos alunos do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão. Aqui fica um excerto.

Fizemos de conta que a nossa casa era em Inglaterra.
O Ruben leu uma história em inglês - The Mixed-up Chameleon de Eric Carle - que nos conta a vida de um camaleão que queria ser como os outros animais, porque não gostava de si próprio. Assim, vai mudando a sua aparência física, pois os seus desejos são sempre satisfeitos. Muda tanto que deixa de ser ele, ao ponto de não conseguir alimentar-se. Perde a sua personalidade, por isso fica triste e percebe que errou. Pede então o seu último desejo: ser ele mesmo de novo. O desejo é cumprido e fica feliz.
Construímos com papel esponja um camaleão com as partes de outros animais: pernas de flamingo, cabeça de elefante, pescoço de girafa, cauda de raposa. Demos-lhe o nome de camaleão baralhado.

Ruben a ler o livro
Ruben leu o conto em inglês
Mesa com alimentos
A mesa recheada de alimentos bons
O camaleão com partes de outros animais
O camaleão com partes de outros animais
Aluno junto ao quadro a apontar para o camaleão
Cada aluno ia ao quadro colocar uma peça do camaleão
Construção do camaleão juntando partes de outros animais
A cara do elefante foi a mais divertida
Construção do camaleão juntando partes de outros animais
A colocar a cauda da raposa
Camaleão com muitas partes de animais
O camaleão mais baralhado
Camaleão com formas geométricas
Outro camaleão menos baralhado

Para ler o resto das actividades e outros artigos, visite o blogue A Escola No Hospital, actualizado semanalmente.

Existem muitas actividades baseadas no livro de Eric Carle. Procure na web ou veja um vídeo, ou aceite as sugestões de Colleen Trageser, Danielle Lott ou Brandi Cook, no Pinterest.

Bom ano!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *