Saltar para o conteúdo

Futurália 2016

Ao brincar, a criança verifica o que consegue fazer e descobre as suas possibilidades de vontade e pensamento ao exercer o seu poder espontaneamente (The Education of Man, Friedrich Froebel)

Alunos na banca do CANTIC na Futurália

O CANTIC esteve presente na Futurália no dia 17 de Março. Professores, técnicos, expositores e alunos passaram pelo espaço onde nos encontrávamos e pudemos, mais uma vez, falar do papel, atribuições e importância dos Centros de Recursos TIC na divulgação e utilização de tecnologias de apoio.
Para todos os interessados, seguiu-se uma demonstração de algumas baixas e altas tecnologias e das múltiplas possibilidades que abrem aos alunos da escola actual que se quer de todos e para todos.
Um dos tópicos que tem primazia nesta demonstração é a manipulação de brinquedos e livros adaptados. Nesse âmbito, falamos da influência do jogo na aprendizagem e no crescimento físico e intelectual dos alunos.
Nesta altura em que a escola se dedica a outras actividades e as crianças passam mais tempo por casa, pode ser interessante tem em conta algumas sugestões de dois livros fantásticos.
O Instituto Mara Gabrilli lançou em 2015 o manual com o título Brinquedos e Brincadeiras Inclusivos. Pode descarregar o livro Brinquedos e Brincadeiras Inclusivos em formato PDF.
O projecto Incluir Brincando, uma iniciativa da Vila Sésamo e do Fundo das Nações Unidades para a Infância – UNICEF, que procura contribuir para a garantia do direito de brincar a todas as crianças, respeitando os ritmos e a individualidade de cada publicou o guia Brincar Inclusivo. Pode descarregar o Guia Brincar Inclusivo em formato PDF bem como um folheto com Dez Passos para um Brincar Inclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *