Saltar para o conteúdo

Partilhar Vale a Pena

partilharvaleapenaO Encontro Partilhar Vale a Pena decorreu nos dias 7 e 8 de Julho, na Casa das Histórias Paula Rego. Durante estes dois dias, dezenas de professores responderam ao desafio do Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais e mostraram de que forma contribuem para uma escola melhor para os alunos, para os professores e para o futuro de todos. Através da apresentação de materiais, actividades e projectos em contexto escolar no âmbito da Educação para a Ciência, Artes, Desporto e Leitura, perceberam-se vontades de mudança e o investimento constante na melhoria das aprendizagens e dos espaços educativos.

O CANTIC esteve presente para, com a professora Sónia Bártolo, da Escola do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e a professora Isabel Nunes, da Escola Básica de Alcabideche, falar sobre o Projecto TeleAula. Mais uma vez, foi possível levar a todos os presentes uma realidade muito especial de apoio aos alunos que, devido a doenças, se vêm impossiblitados de frequentar a escola. Para além da história da TeleAula em hospital e dos modelos educativos que a sustentam, foram apresentadas muitas fotos e projectos que são parte da vida da escolinha - desde actividades com a Escola da Alcabideche a projectos com parceiros portugueses e europeus, passando pelas aventuras de aprendizagem construídas no próprio hospital como a Viagem das Sementes ou as viagens dos paleontólogos à procura de ovos de dinossauro.

No painel 7, dedicado a projectos de boas práticas no âmbito da cidadania, o Agrupamento de Escolas IBN Mucana apresentou o Projecto InDisciplina, direccionado para a a gestão dos comportamentos no espaço escolar e o projecto A Horas Certas, para controlo da pontualidade às primeiras aulas.

O Agrupamento de Escolas da Parede falou de um projecto de Empreendedorismo e de algumas ideias de produtos criadas pelos alunos como uma banda térmica que permite controlar visualmente a temperatura dos recipientes no fogão.

A comunicação TIC intergeracional, da Escola Secundária de Cascais, apresentou um projecto em que os mais novos trabalharam com idosos ensinando-os a utilizar o computador. Entre outras histórias deliciosas, Cristina Sarmento contou a de uma senhora que construiu um teclado de cartão para treinar em casa!

Pode ver fotos destes dias no site do Encontro e ter acesso a algumas das comunicações apresentadas.

1 thought on “Partilhar Vale a Pena

  1. Pingback: Começar a partilhar – Blogue do CANTIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *