Saltar para o conteúdo

Colecção Meninos especiais

Capa do livro o Tesouro do João

-- Porque nascem meninos assim?
-- O João nasceu para nos tornar pessoas melhores. (Pai do João)

A Associação Pais-em-Rede lançou, no dia 24 de Outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, mais um conjunto de três histórias da colecção Meninos Especiais. Isabel Stilwell, Ana Zanatti e Afonso Reis Cabral e as ilustradoras Madalena Braga e Madalena Bastos estiveram presentes para apresentar os livros Afonso e a Espada Mágica, Alexandre, o Ágil e O Tesouro do João.

Isabel Stilwell escreveu a história do Afonso, um menino com Atraso Global de Desenvolvimento, que Madalena Braga ilustrou, retratando a forma como todos os dias surpreende os que estão à sua volta. Através do Cavaleiro e da Sereia, o Afonso consegue vencer. Ana Zanatti criou a história do Alexandre que tem Síndrome X Frágil, e Madalena Bastos deu-lhe forma, retratando a história de um menino rodeado de amor, que embora atrapalhado pelo “X” participa em todas as actividades e faz de cada passo uma nova vitória. Por último, Afonso Reis Cabral e Carla Isidro cuidaram da história do João, um menino que sofre de uma Patologia não diagnosticada que dificulta qualquer aprendizagem. O João, apaixonado pela música, levou dez anos para aprender a andar, mas todos os dias tenta superar-se com o apoio dos pais e dos irmãos.

Depois dos autores terem falado dos ganhos que representou a escrita e ilustração dos livros, os pais das três crianças retratadas deram também o seu testemunho sobre a experiência de contacto com os autores, os livros e, claro, os desafios mas sobretudo as alegrias da educação dos seus filhos.

No final, foi apresentado o Jogo do livro, criado por um aluno da Universidade Nova para complementar a exploração do texto Afonso e a Espada Mágica. O software está actualmente disponível para a plataforma Android.

À margem desta iniciativa, iniciámos um interessante diálogo sobre questões de acessibilidade, sobre o apoio a alunos nas escolas públicas e o papel dos Centros de Recursos TIC, a transição para a vida activa e a importância das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, nomeadamente, a contribuição para a emergência de relações laborais mais humanizadas.

Os livros da colecção Meninos Especiais podem ser adquiridos directamente à Associação Pais-em-Rede.

Os três novos livros da colecção Meninos Especiais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *