Saltar para o conteúdo

Seminário Aprender na Escola para a Sociedade Inclusiva

 Projeto Gulbenkian: Aprender na escola para a sociedade inclusivaO Centro Educatis e o Agrupamento de Escolas de Benavente promovem o Seminário Aprender na Escola para a Sociedade Inclusiva, nos próximos dias 10 e 11 de julho de 2017, na Escola Secundária de Benavente.

É uma iniciativa aberta a toda a comunidade educativa, em processo de certificação pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pela Direção Geral de Administração Escolar (DGAE).

As atuais políticas de inclusão educativa exigem que TODOS os professores possuam competências para lidar com as necessidades de TODOS os alunos. Neste contexto o Seminário/Curso Aprender na Escola para a Sociedade Inclusiva é orientado para o domínio científico, técnico e pedagógico dos professores mas também dos Assistentes Operacionais, dos Assistentes Técnicos, dos Técnicos Superiores, dos pais e encarregados de educação, pela abordagem que faz de temas que implicam diretamente a sala de aula e os contextos escolares e familiares.

Esta iniciativa representa o culminar de um processo formativo integrado no Projeto de intervenção - Aprender na Escola Inclusiva: a aprendizagem como estratégia de inclusão, financiado pelo Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações.

O projeto surge da necessidade de pensar a educação especial de uma forma integrada e integradora em cada agrupamento de escolasm, direcionando o nosso olhar para o ato educativo, para os processos de ensino-aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Partindo de uma abordagem geral da aprendizagem como estratégia de inclusão questionam-se as dificuldades de aprendizagem específicas, no sentido de procurar estratégias de intervenção, respostas educativas adequadas às múltiplas problemáticas das crianças e jovens com NEE em contextos escolar, familiar e hospitalar. Procura-se colmatar o défice de conhecimento sobre estas temáticas, promovendo práticas formativas e educativas promotoras da aprendizagem na escola, para uma sociedade inclusiva.

Aprender na Escola para a Sociedade Inclusiva fecha um ciclo formativo, no qual o CANTIC (CRTIC Amadora) também participou, apresentando, sistematizando e avaliando os seus principais resultados e dando visibilidade pública ao trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2016/2017.

Pode consultar e descarregar o programa do Seminário Aprender na Escola para a Sociedade Inclusiva

A participação no seminário é gratuita mas está limitada a 150 participantes. Pode realizar a sua inscrição através do formulário do Seminário Aprender na Escola para a Sociedade Inclusiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *