Saltar para o conteúdo

7.º Encontro de Práticas para a Inclusão

 A Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra, no âmbito do acompanhamento e apoio às dinâmicas da educação especial nos Agrupamentos de Escolas e Escola Secundária do concelho, promove o 7.º Encontro de Práticas para a Inclusão, dirigido a técnicos, professores, assistentes operacionais e famílias, a realizar no dia 21 de outubro, sábado, das 9h00 às 17h30, na Escola Secundária P.e Alberto Neto, em Queluz.

Neste 7.º Encontro, pretende-se dar continuidade à partilha de práticas e vivências entre os Agrupamentos de Escolas e Escola Secundária do concelho, as famílias e a comunidade educativa mais alargada, a fim de aprofundar a reflexão conjunta que vem sendo construída.

Durante o dia divulgar-se-ão os dados recolhidos no âmbito do Projeto Educativo Local: diagnóstico da situação dos alunos com necessidades educativas especiais. A Dra. Helena Marujo, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, disponibilizar-se-á a pensar com os presentes acerca da urgência em Educar para a esperança e para o optimismo. Dar-se-á continuidade à realização de Oficinas, valorizando o trabalho dos Agrupamentos de Escolas, Escola Secundária e outros parceiros, através da apresentação das suas experiências e das suas práticas, consideradas inovadoras, na resposta aos alunos desde o Pré-escolar ao Ensino Secundário.

Destaca-se ainda o contributo de alguns profissionais, que através da sua abordagem, reforçam esta convicção numa prática capaz de proporcionar momentos de relação/aprendizagem que se tornem significativos para cada um, alunos, docentes, técnicos e famílias.

Pode descarregar o programa (PDF não acessível) do 7.º Encontro de Práticas para a Inclusão ou ver a versão textual a seguir.

8h30 Abertura do Secretariado
9h30 SESSÃO DE ABERTURA
10h00 Projeto de promoção do sucesso - Apresentação do diagnóstico da situação dos alunos com necessidades educativas especiais (Lúcia Canha, Bolseira Pós-Doc da FCT - inclusão social e profissional da pessoa com deficiência no seu processo de transição para a vida e Departamento de Educação da Câmara Municipal de Sintra)
11h00 Pausa
11h30 OFICINAS
OFICINA 1 Desafios à intervenção do Município - construindo a escola inclusiva (Lúcia Canha e Departamento de Educação da Câmara Municipal de Sintra)
OFICINA 2 Ainda podemos brincar na Escola? (AE Alfredo da Silva e Associação para a Promoção do Desenvolvimento Juvenil)
OFICINA 3 Uma Escola de todos, Experiências de Meditação (AE de Massamá)
OFICINA 4 O direito à sexualidade dos jovens com NEE (ACES Sintra - José Manuel Cardoso)
OFICINA 5 Corpo Habitado (espaço_corpo, Joana Andrade)
OFICINA 6 Oficinas de Pais (Associação Pais em Rede)
13h00 Almoço
15h00 À conversa com... Educar para a Esperança e para o optimismo: onde estamos 20 anos depois? (Helena Marujo e Luís Miguel Neto - ISCSP-ULisboa)
16h30 Momento Musical

Para se inscrever, use o formulário de inscrição no 7º Encontro Práticas Inclusivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *