Saltar para o conteúdo

Desafio Curso Faça Você Mesmo Produtos de Apoio

 A Jornada CRTIC foi, de novo, uma celebração da energia, criatividade e engenho dos Centros de Recursos TIC.

Como noticiámos (Jornadas CRTIC 2017-2018), no dia 25 de Outubro, dezenas de professores de todo o país encontraram-se para partilhar e debater aspectos essenciais da actividade dos CRTIC.

Durante a parte da manhã, a Dra. Ida Brandão apresentou estatísticas da actividade dos CRTIC durante o ano lectivo transacto, resultados do trabalho realizado e um novo desafio formativo para o próximo ano. Em seguida, a Dra. Alexandra Crespo apresentou os dados relativos à atribuição de tecnologias de apoio e renovou a necessidade de optar por recursos livres sempre que adequados aos alunos. Discutiram-se ainda questões relacionadas com a legislação sobre inclusão e os CRTIC.

Durante a parte da tarde, tivemos oportunidade de mostrar os equipamentos e materiais produzidos durante o ano lectivo passado. Desde jogos produzidos com a colaboração de Universidades a um protótipo de sensor de aproximação de obstáculos, fomos conduzidos através de um sem número de soluções gratuitas e de baixo custo que, oportunamente, tentaremos apresentar aqui.

Relativamente à proposta de formação para este ano lectivo, de Janeiro a Maio de 2018, os Centros de Recursos TIC criarão recursos de baixo custo, respondendo aos desafios do novo Curso Online Faça Você Mesmo Produtos de Apoio. Como no ano passado, é possível trabalhar neste curso em colaboração com escolas e professores de todos os níveis de ensino. Por isso, se quiser ajudar-nos a concretizar mais este desafio, não hesite em enviar-nos um email para geral@cantic.org.pt ou contactar-nos de qualquer outra forma.

Por agora, deixamos uma das ideias que apresentámos na Jornada CRTIC e que criámos no âmbito da edição anterior do Curso Faça Você Mesmo Produtos de Apoio.

Suporte de computador/leitoril

As características e potencialidades dos tablets e computadores híbridos fazem destes dispositivos tecnologias de apoio ideais para muitos alunos que precisam de suporte à comunicação e aprendizagem.

Nesse sentido, no módulo inicial do Curso Faça Você Mesmo Produtos de Apoio optámos pela construção de um suporte para tablet utilizando alguns materiais reciclados ou gratuitos e outros de baixo custo.

O suporte tem inclinação variável, para permitir otimizar a visualização e o acesso pelo utilizador. Além disso, quando desmontado fica com o tamanho aproximado de um tablet podendo ser transportado numa pasta, numa mala ou mesmo nalguns estojos para tablet.

Este equipamento destina-se a todos os utilizadores que precisam de um suporte virtualmente gratuito e estável para interagir com um tablet ou dispositivo similar. Para alguns utilizadores, pode ser necessário fixar o tablet ao suporte através de correias elásticas ou velcro.

Pode ler ou descarregar o Guião de Construção do Suporte para Tablet ou ver um vídeo com os passos para a construção do suporte nesta página.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *