Saltar para o conteúdo

Líderes Digitais em Alcoitão

Alunos de Alcoitão em videoconferênciaNo dia 16 de Janeiro, os alunos da Escola José Cardoso Pires que integram a iniciativa Líderes Digitais tiveram uma sessão de formação sobre as possibilidades e desafios da internet.

Para além destes jovens, estiveram também presentes, através de videoconferência, alunos internados na Escola do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA). Desta forma, abrimos novamente a Escola José Cardoso Pires à realidade hospitalar e, no hospital, os alunos tiveram mais uma oportunidade de conversar, aprender e fazer novos amigos. Para os alunos em internamento, o tempo sem actividades especificas no hospital pode facilmente desembocar em dependência online e no surgimento de comportamentos pouco seguros. Com esta sessão quisemos iniciar uma colaboração regular no sentido de ajudar a minimizar os comportamentos de risco e criar uma cultura de utilização saudável e avisada dos recursos e ferramentas digitais.

A sessão iniciou com um diálogo sobre os perigos e vantagens da internet e, em seguida, abordaram-se temas como o plágio, informação fidedigna, dependência online, sexting e pegada digital.

Para isso, contámos com os muitos recursos (informação geral, vídeos, tiras de BD,...) disponíveis sobretudo nas páginas da Seguranet e Internet Segura e com o enorme entusiasmo e vontade de participar de todos os alunos.

A sessão foi dinamizada pela Dra. Sílvia Leite, da Biblioteca Escolar da Escola José Cardoso Pires, pela Dra. Sónia Bártolo da Escola do CMRA (visite a página das Escolas de Hospital) e pelo CANTIC (CRTIC Amadora).

A Iniciativa Líderes Digitais visa a promoção de comportamentos de utilização segura da internet e dos dispositivos móveis, dinamizada por jovens nas Comunidades Educativas. Pode obter mais informação sobre esta iniciativa na página Líderes Digitais da Seguranet.

Para ver algumas fotos da sessão, visite o álbum Líderes Digitais em Alcoitão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *