Saltar para o conteúdo

1º Seminário TAI – Espectro da Comunicação

"O silêncio da ausência de fala nunca é de ouro. Todos temos que comunicar e interagir uns com os outros...Não apenas de uma forma mas de todas as formas possíveis. É uma necessidade humana fundamental, um direito humano fundamental. E muito mais que isso, é uma energia humana fundamental." (Bob Williams, 2000)

educar para a diversidade É já amanhã que começa o Ciclo de Seminários Educar na e para a diversidade: Tecnologias de Apoio para a Inclusão!

As tecnologias de apoio desempenham um papel fundamental na inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Em muitos casos, o seu papel é o de serem ferramentas excepcionais para que os utilizadores de sistemas aumentativos de comunicação possam expressar-se plenamente. Congratulamo-nos, por isso, com a escolha da temática da comunicação para iniciar este Ciclo.

O acolhimento aos participantes está previsto para as 16h:30. A partir das 17h, inicia o tema unificador deste dia, o Espectro da Comunicação, tendo sido convidados como oradores alguns especialistas nesta área. Na sessão de abertura contaremos com a presença de Abel Baptista, da Comissão de Educação Ciência e Cultura; Joaquim Melro, do Centro de Formação António Sérgio; José António Sousa, do Agrupamento de Escolas D. Dinis; Sofia Figueiredo, da Associação de Famílias e Amigos dos Surdos; Assunção Ataíde, do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas e David Fonseca, da SUPERA.

Das 18:30 às 19:30, Rui Ferreira irá moderar as intervenções apresentadas na primeira parte, seguindo-se um coffee break de 30 minutos.

Às 19:30 tem início a segunda parte, com as comunicações Comunicação e empowerment dos surdos, apresentada por Joaquim Melro, da Universidade de Lisboa, e Comunicação Aumentativa: Importância pedagógica das tecnologias de apoio, apresentada por Rui Fernandes, do CANTIC.

Após as comunicações, abre-se um espaço para debate, que se prolongará até às 20:30.

Pode descarregar Programa do primeiro dia do Ciclo de Seminários TAI.

Para ver mais fotos consulte o Flickr do CANTIC.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *