Saltar para o conteúdo

Logótipo Daisy ConsortiumRecentemente, a Biblioteca Nacional de Portugal que, na sua essência, tem como missão manter vivos os recursos da sua língua, história e identidade, assim como a conservação, acesso e internacionalização, aumentou o seu valor social através da promoção de iniciativas convergentes com o mundo da pesquisa, associando-se ao Consórcio Daisy.

Desde 2005 são produzidos em Portugal manuais escolares e outros livros em formato Daisy (Digital Accessible Information System), formato áudio-digital com funcionalidades acrescidas para pessoas cegas ou com baixa visão. A produção destes livros é fruto de uma parceria estabelecida entre o Ministério da Educação e Ciência, a Fundação Vodafone e a Porto Editora.

O Ministério da Educação e Ciência, norteando a sua ação pelo princípio de que nenhum aluno, por condições de deficiência ou incapacidade, deverá estar limitado no seu acesso à leitura e à informação escrita, tem vindo, no âmbito das suas responsabilidades, a apostar de forma clara no incentivo à produção de materiais de leitura em formatos acessíveis a alunos com necessidades educativas especiais. Neste contexto, os enunciados das provas finais de ciclo e dos exames finais nacionais dirigidos a alunos cegos e com baixa visão em 2013, já foram apresentados em formato Daisy (Digital Accessible Information System).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.