Saltar para o conteúdo

Fragmentos da ISAAC 2014

 

This slideshow requires JavaScript.


A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) enquanto campo de estudo tem poucas décadas mas a sua história amplia-se diariamente com novas investigações, livros e recursos. Se quiséssemos explicar o renovado fulgor juvenil da CAA poderíamos responsabilizar os fabricantes de tecnologias e a crescente maturidade de novas soluções de acesso e o aproveitamento das potencialidades dos dispositivos móveis. Mas estas tecnologias são, de facto, uma resposta para os utilizadores, cada vez mais cientes das suas necessidades e dos seus direitos, e para os profissionais e familiares que com eles trabalham.
Na Conferência ISAAC 2014 é evidente a importância e o carácter pervasivo da comunicação e a crescente diversidade de públicos que a comunicação aumentativa abrange.
No primeiro dia, pudemos observar o número de países participantes, os utilizadores de CAA, a quantidade e qualidade dos posters, as salas das apresentações repletas, o fervilhar de interacções nos momentos de convívio e, a terminar o dia, a magnífica apresentação de dança e representação com o grupo Voarte. No segundo dia continuou o bulício à volta dos cafés, dos posters, das salas com apresentações e dos fabricantes de tecnologias.
A novidade de algumas propostas e o número de possibilidades obrigam a opções difíceis - escolher uma comunicação implica perder muitas outras igualmente importantes.
Como nota interessante, realçamos o facto de o Plaphoons estar a ser usado num equipamento de controlo pelo olhar da empresa espanhola Irisbond e como suporte para um programa que transforma uma frase com pictogramas em língua natural.
Os resumos das comunicações continuam disponíveis na página com o programa da conferência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.