O processo de aprendizagem da leitura passa por muitas fases. As interacções precoces da mãe, os primeiros sons, as primeiras garatujas, o reconhecimento de nomes de marcas são etapas que estimulam o surgimento natural de competências fundamentais para a escola, nomeadamente para a descodificação da palavra escrita.
Imagine, por isso, o leitor, que para algumas crianças estas etapas não existem ou foram severamente afectadas. Nesse caso, os procedimentos que a escola apresenta aos alunos para que cheguem à leitura não são suficientes e o que deveria ser o completar bem sucedido de um percurso e um prazer torna-se uma luta desmotivadora com o código indecifrável que é o texto.
Para estes alunos, propomos que se adicione ao decálogo dos direitos inalienáveis do leitor o direito de ler em vários formatos. Proporcionar diferentes de formas de acesso aos textos é multiplicar as possibilidades de leitura e os leitores. Às propostas de leituras que temos colocado no blogue, nomeadamente, a colecção 4 Leituras da CERCICA, a plataforma Tar Heel Reader, o Projeto de Leitura Partilhada Inclusiva e outras juntamos, agora que o Verão começou e convém pôr em dia as leituras obrigatórias da estação, a Biblioteca Digital do Plano Nacional de Leitura, feita de muitos livros de autores consagrados.
A Biblioteca não é, infelizmente, perfeita e tem vários problemas de acessibilidade mas, para alunos que estão a iniciar a aprendizagem da leitura, existe em todas as páginas dos livros o botão Ler + Giro que permite ouvir excelentes narrações enquanto as palavras vão surgindo, nalguns livros em sincronia, na página.
Assim é possível Ler +.