Saltar para o conteúdo

Biblioteca Digital

Carrocel de livros da Biblioteca Digital do PNLO processo de aprendizagem da leitura passa por muitas fases. As interacções precoces da mãe, os primeiros sons, as primeiras garatujas, o reconhecimento de nomes de marcas são etapas que estimulam o surgimento natural de competências fundamentais para a escola, nomeadamente para a descodificação da palavra escrita.

Imagine, por isso, o leitor, que para algumas crianças estas etapas não existem ou foram severamente afectadas. Nesse caso, os procedimentos que a escola apresenta aos alunos para que cheguem à leitura não são suficientes e o que deveria ser o completar bem sucedido de um percurso e um prazer torna-se uma luta desmotivadora com o código indecifrável que é o texto.

Para estes alunos, propomos que se adicione ao decálogo dos direitos inalienáveis do leitor o direito de ler em vários formatos. Proporcionar diferentes de formas de acesso aos textos é multiplicar as possibilidades de leitura e os leitores. Às propostas de leituras que temos colocado no blogue, nomeadamente, a colecção 4 Leituras da CERCICA, a plataforma Tar Heel Reader, o Projeto de Leitura Partilhada Inclusiva e outras juntamos, agora que o Verão começou e convém pôr em dia as leituras obrigatórias da estação, a Biblioteca Digital do Plano Nacional de Leitura, feita de muitos livros de autores consagrados.

A Biblioteca não é, infelizmente, perfeita e tem vários problemas de acessibilidade mas, para alunos que estão a iniciar a aprendizagem da leitura, existe em todas as páginas dos livros o botão Ler + Giro que permite ouvir excelentes narrações enquanto as palavras vão surgindo, nalguns livros em sincronia, na página.

Assim é possível Ler +.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.