Saltar para o conteúdo

Relatório UNESCO sobre a Educação

Texto do título em quadrado cinzento semi-transparente sobre foto de crianças lendo em sala de aula, uma com caderno, outra com tablet, outra com telefone

Tal como reconhecido na Declaração de Incheon, a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, Educação de Qualidade, depende das oportunidades e desafios colocados pela tecnologia, uma relação que foi reforçada pelo início da pandemia de COVID-19. A tecnologia aparece em nada menos do que seis das dez metas do quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável sobre educação.

No entanto, existem grandes divisões no modo como o papel da tecnologia é encarado. Estas divisões aumentam à medida que a tecnologia evolui a uma velocidade vertiginosa. O relatório Global Education Monitoring 2023 (GEM 2023) sobre tecnologia e educação, apresentado pela UNESCO no final de Julho, explora estes debates, examinando os desafios no domínio da educação para os quais a utilização adequada da tecnologia pode oferecer soluções (acesso, equidade e inclusão; qualidade; avanço tecnológico; gestão do sistema), embora reconhecendo que muitas soluções propostas podem também ser prejudiciais.

O relatório também explora três condições de todo o sistema (acesso à tecnologia, regulamentação da governação e preparação dos professores) que têm de ser satisfeitas para que qualquer tecnologia na educação atinja todo o seu potencial.

Pode ler o Relatório GEM 2023 completo em inglês mas também estão disponíveis resumos em várias línguas incluindo o GEM 2023 (resumo) em Português do Brasil e os documentos que serviram de base à redação do Relatório na página do GEM2023.

O vídeo de apresentação do GEM 2023 está disponível no YouTube.

Fonte: Página web da UNESCO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.